4 coisas incríveis que seu cérebro faz

 

cérebro-1

Por mais que seja pesquisado, o cérebro ainda é uma parte muito misteriosa do nosso corpo e continua, ano após ano, a surpreender os pesquisadores com suas habilidades. O cérebro, ainda, possui uma capacidade excepcional de realizar atividades sem o envolvimento da consciência – ou seja, sem que percebamos. Se você quer descobrir um pouco mais sobre este órgão incrível, confira abaixo algumas de suas proezas:

1. Julgar feições

cérebro-2

Ser capaz de ler expressões faciais é uma habilidade extremamente importante. Para o homem primitivo, saber identificar se um indivíduo era amistoso ou hostil poderia por em jogo sua vida. Era necessário fazer este julgamento com rapidez, sem tempos para conversas. Devido a isso, ao longo da evolução, nosso cérebro se especializou em julgar rostos. Quando você vê uma pessoa, a área fusiforme do cérebro é ativada e faz uma análise da face que você está visualizando. O processo dura frações de segundos e é inconsciente. Ou seja, aquela primeira impressão que você tira de alguém é um julgamento feito por esta área do cérebro.

2. Decodificar

cérebro-3

Muito do que fazemos diariamente pode parecer uma atitude consciente, mas, na verdade, é em grande parte inconsciente. Um grande exemplo disso é a fala. Você pensa na ideia que quer passar e seu cérebro se responsabiliza por encontrar as palavras que você precisa para se expressar. O inconsciente trabalha nos bastidores durante todo esse tempo, localizando o que você precisa para se comunicar. Ao mesmo tempo, você escuta uma ou mais pessoas falando. Você também não precisa analisar palavra por palavra e decodificá-las. Seu cérebro já está fazendo isso por você e você já está captando a mensagem. Mesma coisa ocorre quando você lê: o inconsciente transforma automaticamente os símbolos gráficos das páginas em ideias que, então, são transmitidas para sua consciência. Quando você começa a aprender um novo idioma, você está usando só sua consciência. Por isso é tão difícil, o inconsciente ainda não foi ativado e você mesmo precisa fazer a seleção de palavras e seus significados.

3. Preencher imagens

cérebro-4

Nossos olhos estão sempre em movimento captando uma infinidade de imagens. Esse processo de movimentação do olho, captação de luz e decodificação do sinal no cérebro toma cerca de 0,2 segundos. Durante essa movimentação o cérebro deixa de receber informação do ambiente durante 0,1 segundo. Parece pouco mas, se somarmos todas as movimentações que nossos olhos fazem por dia – cerca de 150 mil -, você fica cego por quase 4 horas diariamente. Você não percebe isso porque seu cérebro é um expert em preencher espaços vazios com projeções que dão a sensação de imagem contínua.

4. Aprender enquanto você dorme

cérebro-5

Um estudo feito pela Universidade Northwestern revelou que o cérebro é capaz de memorizar informações enquanto dormimos. No estudo, voluntários foram ensinados a tocar duas músicas simples em um teclado. Quando os voluntários dormiam, os pesquisadores tocavam para eles uma das duas melodias. Quando eles acordavam, precisavam tocar as duas músicas. Você consegue adivinhar o resultado? Os participantes tocaram melhor e com menos erros a música tocada durante o período no qual estavam dormindo. Isso mostra que receber estímulos durante o sono pode influenciar a aprendizagem. Não é um milagre e você precisa estudar muito o assunto quando estiver consciente, mas ainda assim é algo surpreendente.

 

O cérebro é impressionante e repleto de mistérios! Nós somos capazes de muito mais do que imaginamos e nosso inconsciente está sempre ali, disposto a nos ajudar. Ainda temos muito o que desvendar sobre esse órgão e, quanto mais soubermos, mais poderemos explorar nossos próprios limites.

Você já sabia sobre isso? O que achou dessas habilidades? Dê a sua opinião!

Pode interessar também: Meditação: conheça os efeitos químicos dessa prática milenar no nosso cérebro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *