blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Café: Conheça 5 fatos científicos sobre ele

cafe1

Não é novidade que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e que coleciona milhões de fãs espalhados por todo planeta. Algumas pessoas, aliás, não conseguem começar o dia sem ele ou mesmo a tarde (afinal, aquele cafezinho após o almoço também cai super bem, não é mesmo?!).

O café faz parte de um “ritual” na vida da maior parte dessas pessoas. De fato, não se trata de uma bebida comum: normalmente tomar um café, não significa apenas “tomar um café”. Mas sim uma oportunidade de socializar, reunir a família e os amigos a fim de aproveitar e confraternizar um momento. Tem todo um significado envolvido! Ou vai dizer que você não conhece alguém que nem é muito fã da bebida, mas toma apenas para “acompanhar”, para estar junto? Pois é! E mesmo quando o assunto são negócios, lá está o café tratando de tornar o ambiente mais caloroso e agradável.

Além de toda essa questão social, do gostinho reconfortante e do aroma viciante, o café possui muitas outras características que o tornam ainda mais interessante. E é claro que cientistas e universidades do mundo todo não hesitaram em pesquisar sobre essa bebida que seduz e conquista tanta gente mundo afora.

Quer saber o que eles descobriram? Então continue lendo e conheça 5 fatos científicos que você precisa saber sobre o café. Confere só:

  • Pode auxiliar na prevenção de doenças

cafe1

Esse pode ser um dos grandes benefícios do café. Algumas pesquisas mostraram que doenças como diabetes tipo 2, depressão e Parkinson, podem ser prevenidas através do consumo da bebida. Além disso, ela também retardaria os sintomas do Alzheimer, segundo um estudo realizado em Portugal pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

E não é só isso: o café ainda possui antioxidantes, substâncias que atuam na proteção das células sadias do corpo contra a ação dos radicais livres (oxidantes). Isso significa que o café pode ter um papel positivo relevante até mesmo em doenças como o câncer, já que os radicais livres estão diretamente relacionados não só com essa doença, mas também com o envelhecimento e outros distúrbios. Falamos um pouco mais sobre eles aqui.

  • Ele afeta o humor

cafe2

Talvez esse seja o grande motivo pelo qual o café tornou-se um “ritual sagrado” para muitas pessoas. É possível que bebê-lo em pequenas quantidades, influencie positivamente no seu humor. Se você gosta de café, certamente concorda com isso (e se não gosta também, já que todo mundo conhece uma pessoa que fica insuportável sem a sua dose de cafezinho).

No entanto, deve estar se perguntando: “de que forma isso ocorre?”. O que acontece é que ele permite a livre circulação de outros estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, a dopamina e a glutamina. Isso explica porque ficamos mais alertas e menos aborrecidos quando tomamos dessa bebida dos deuses.

  • Pode ser viciante

cafe3

Ainda sobre alterações no humor, a dependência do café pode causar efeitos indesejáveis e contrários ao citados anteriormente. Fadiga, dores de cabeça e irritabilidade estão entre os principais sintomas de abstinência. É comum pessoas que bebem muito café apresentarem algum deles quando reduzem repentinamente o consumo da bebida.

O que ocorre é que, com o passar dos anos, quanto maior a quantidade de café que você consumir, maior será também a probabilidade e a possibilidade de ocorrer uma alteração química no seu cérebro. Isso porque o aumento do consumo da cafeína leva a uma maior produção de receptores de adenosina, logicamente você precisaria beber mais café para conectá-los. Então, se você tenta reduzir o consumo, esse processo pode causar dependência, bem como os sintomas de abstinência já citados.

  • Melhora o foco e na memória

cafe4

Sabe aquelas listas e informações mais simples e diretas que você precisa memorizar? Pois então, um estudo comprovou que o café pode ser útil nisso! Mas vale ressaltar que os resultados positivos só foram constatados naqueles que não bebem café com tanta frequência.

Outro estudo realizado na França mostrou, ainda, que aqueles que consomem café, tendem a aumentar o seu foco em alguma atividade. No entanto, é preciso ter cuidado, pois se consumido em excesso, o efeito será o contrário.

  • É possível que diminua a fome

cafe5

Nesse caso, os estudos ainda são inconclusivos. Porém, algumas pesquisas apostam que ao consumir a bebida, a fome passe por um certo período – mas não o bastante para ficar saciado, até porque, obviamente, o café não substitui uma alimentação nutritiva e balanceada.

E então, você também é um dos apaixonados por café? Já sabia tudo isso sobre ele? Conta pra gente!

Pode interessar também: Como aprender um idioma mais rápido segundo a neurociência