blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Doenças mortais: as 5 infecções virais mais fatais do planeta

doenças mortais

O mundo esconde milhares de doenças misteriosas e muitas delas são mortais para a vida humana. No entanto, entre todas elas, existem algumas cujo nível de mortalidade é imbatível. Hoje, vamos falar sobre as doenças mortais causadas por vírus com a maior taxa de fatalidade, abordando assuntos como contágio, sintomas e possíveis formas de tratamento ou prevenção.

Os vírus estão na Terra há milhões e milhões de anos e são estruturas proteicas que envolvem ácidos nucleicos, capazes de se multiplicar infectando outras células. Ou seja, eles são parasitas intracelulares, que precisam infectar células para passar seu material genético. Leia abaixo e descubra quais são as doenças mais mortais do planeta:

5 – Vírus NIPAH (doença do vírus NIPAH)

doenças mortais

Taxa de mortalidade média: 50%

O vírus NIPAH é transmitido por morcegos (secreções ou tecidos) e pode provocar desde síndromes respiratórias agudas a encefalites mortais. Essa doença foi detectada pela primeira vez em 1998, na Ásia. Em 2004, o vírus infectou diversas pessoas após elas terem tomado um suco fresco de tâmaras, contaminado por morcegos frutíferos. Atualmente, não há vacina, prevenção ou cura. Apenas tratamento para os sintomas primários.

 

4 – Vírus H5N1 (Gripe Aviária)

doenças mortais

Taxa de mortalidade média: 54%

A Gripe Aviária é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza, hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. A infecção se dá através do contato com aves ou ambientes contaminados; a transmissão entre humanos é praticamente nula. Os sintomas variam entre infecções no trato respiratório superior, até pneumonia com estresse respiratório agudo. Não há vacinas e, para prevenção, é recomendado evitar locais com casos reportados da doença e higiene pessoal.

 

3 – Vírus Marburgvirus (febre hemorrágica de Marburg)

doenças mortais

Taxa de mortalidade média: 80%

O vírus de Marburg é o agente causador da febre hemorrágica de Marburg, que tem o registro de diversas epidemias desde 1967. O vírus está relacionado com a ébola e tem origem na Uganda e Quénia Ocidental. Sua fonte é animal, mas de origem desconhecida, podendo ser disseminada através de morcegos e macacos. Entre os sintomas, lista-se súbitos ataques de febre, dores de cabeça e mialgia. Após 10 dias, os sintomas são inflamações, vômito, dores no peito e abdominais e diarréia. Em estágios avançados, causa delírios, falência do fígado, hemorragias extensas e diversas inflamações pelo corpo, como nos testículos, medula espinhal e olhos. Não há vacina ou remédio para a doença, apenas medicações para os sintomas.

 

2 – Vírus ZEBOV (vírus da Ebola de Zaire)

doenças mortais

Taxa de mortalidade média: 83%

Como o nome indica, a Ebola surgiu no Zaire (hoje República Democrática do Congo). Mais uma doença comumentemente transferida de morcegos para seres humanos e mamíferos através de fluidos corporais. Seus sintomas são parecidos com os de Marburg, citado anteriormente, como febre, dores musculares, vômito, diarréia, falência dos rins e fígado e podendo ocorrer hemorragias internas e externas. A vacinação contra ebola começou em maio deste ano e tem sido muito eficaz contra o vírus. Uma ótima notícia!

 

1 – Vírus Lyssavirus (vírus da raiva)

doenças mortais

Taxa de mortalidade média: 100%

A raiva é uma das doenças historicamente mais temidas da humanidade. Claro que a fama não é à toa. O vírus pode infectar todos os animais de sangue quente, preferindo os mamíferos. Normalmente a infecção ocorre através do contato com a saliva de animais contaminados. Os cães domésticos são reservatórios comuns do vírus da raiva, uma vez que 95% dos casos reportados da doença em humanos se deram pelo contato com cães infectados. Seus sintomas são convulsões, perda da função muscular, dores na mordida e garganta, agitação e formigamento. Há vacina tanto para humanos quanto para animais, porém ela é preventiva e não curativa.

 

As doenças mortais listadas aqui são aquelas que apresentam maior taxa de mortalidade. Ou seja, as com maior porcentagem de morte por infecção. Todas elas são zoonoses (transmitidas através do contato com animais). Com exceção da Gripe Aviária, todas também são facilmente transmitidas de humanos para humanos. Ao contrário do que muitos pensam, os verdadeiros vilões são os vírus e não os animais que também sofrem com sua infecção. Nossa maior arma contra essas doenças mortais são as vacinas e o desenvolvimento das mesmas; o conhecimento e informação sobre os vírus também nos ajuda na guerra contra esses parasitas!

Já ouviu falar dessas doenças mortais? Conhece mais alguma? Compartilha com a gente!

Pode interessar também: 6 dicas populares de saúde desmentidas pela ciência