blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

3 experimentos de Darwin que você precisa conhecer

experimentos de Darwin 2

Os experimentos de Darwin sempre fizeram parte da curiosidade de muita gente. Inclusive, o próprio universo natural também se destacava como uma curiosidade do cientista. O naturalista apresentava a capacidade de ver questionamentos profundos em relação a diversas situações que outros humanos jamais prestariam atenção.

3 experimentos de Darwin que você precisa conhecer!

Dentre os estudos notáveis de Darwin, aqui estão 3 experimentos muito interessantes que provavelmente você não conhecia.

experimentos de Darwin 2

1# Uma luta para sobreviver

No ano de 1857, o cientista fez análises de ervas daninhas que surgiram em seu jardim, demonstrando que uma ampla quantidade de sementes que podem germinar não conseguem sobreviver com elas.

Essa experiência pode ter réplica, de maneira a delinear com o auxílio de uma corda, um terreno estreito de terra em exposição, para marcar o espaço em que cada uma das sementes vai nascer.

Diariamente, o naturalista costumava marcar as mudas de ervas daninhas que tiveram nascimento ao longo de três meses. Das 357 ervas que surgiram, pelo menos, 277 acabaram morrendo, principalmente por conta das lesmas.

E aí, você deve estar se perguntando: por quê Darwin estava tão interessado nisso?

De acordo com o A Origem das Espécies, o cientista ressaltou que, em razão de que uma quantidade maior de indivíduos surge – bem mais do que aqueles que são capazes de sobreviver – precisa-se, então, haver um tipo de combate pela própria sobrevivência.

2# Plantas carnívoras

Nos documentos escritos por Darwin, podia-se revelar, entre os anos 1860, a paixão pelas plantas carnívoras.

Dentre os experimentos de Darwin, havia a pesquisa da dieta preferida da planta e, dessa forma, submetia-a à uma  alimentação com base em azeite, leite, gelatina e açúcar.

Darwin dizia ser óbvio que a planta tinha evolução a partir de demais plantas que apresentavam apêndices capazes de produzir secreções, e por outros motivos, em defesa a insetos.

experimentos de Darwin 1

Podia, por conseguinte, realizar a evolução e conversão de algo diferente como a denominada apanha-moscas, de acordo com o estudioso.

Ele também fez a dedução correta de que essas plantas tiveram evolução em solo pobre, em que havia a necessidade de atração de insetos para a obtenção de nutrição.

3# Sementes e mares

O estudioso permaneceu pesquisando a capacidade de sementes quanto a sobrevivência em água marítima. Esse estudo, portanto, foi um dos experimentos de Darwin mais importantes para encontrar a resolução da teoria da evolução de espécies.

Na época, a crença dominante era de que os animais e plantas eram encontrados nos lugares em que Deus os havia colocado.

Portanto, quando encontravam-se várias espécies em diversos lugares distantes, até mesmo em continentes opostos, considerava-se uma prova divina.

Com este experimento, Darwin quis provar que as plantas podem estar dispersas por muitas distâncias, muito além do que as pessoas podiam acreditar.

Fazer a comprovação de que as sementes poderiam sobreviver ao longo de vários períodos na água marítima para então germinar, era muito relevante. Isso significada ser possível a dispersão por grandes distâncias por meio das correntes oceânicas.

Você já conhecia algum destes experimentos? Conta pra gente!