blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Supermemória: 4 dicas científicas para aprender melhor e mais rápido

superpoderes (1)

superpoderes (1)

Quem não gostaria de poder maximizar o seu processo de aprendizagem e ter uma supermemória? Já pensou como você poderia otimizar o seu tempo se soubesse como aprender mais rápido e melhor? Pois então, um estudo realizado pela Universidade College London chegou a algumas conclusões sobre técnicas que podem auxiliar na memorização de novas informações.

Ficou interessado? Então continue lendo e veja 4 dicas científicas para aprender melhor e mais rápido 👊

  • Faça pausas

supermemoria (3)

Tão importante quanto focar no objeto de estudo/memorização, é saber o momento de parar e fazer uma pausa curta para a mente “descansar”.

No estudo mencionado anteriormente, os participantes tiveram intervalos durante uma tarefa de memorização, no qual eles puderam assistir a um vídeo relaxante. Durante as pausas, o cérebro absorve as informações e elas garantem que sua mente se mantenha focada durante o período de estudo e aprendizado. É muito difícil se manter focado durante muito tempo, e é aí que entra a próxima dica.

  • Use um timer

supermemoria (1)

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, a ideia é que você utilize um cronômetro ou um despertador programado para você não esquecer de fazer pausas. Estabeleça prazos curtos para você cumprir, pois, como dito anteriormente, fica muito difícil manter o foco sabendo que gastará horas estudando sobre determinado conteúdo.

Nesse sentido, criar metas faz com que seu cérebro funcione e trabalhe de forma mais objetiva, sendo mais eficaz nesses períodos curtos de tempo. A técnica de Pomodoro pode ser uma ferramenta útil nesse processo. Ela determina 25 minutos de total atenção intercalados por 5 minutos de pausa.

  • Ensine para alguém

supermemoria (5)

Tanto faz se você ensinará para um amigo, colega, parente ou até mesmo para o espelho. O importante é que você incorpore o professor. Isso porque, segundo Nela Canovic, blogueira  aficionada por assuntos relacionados a produtividade, dessa forma você aprende mais rápido do que se estivesse sozinho e quieto lendo o conteúdo a ser estudado. Quando você ensina a alguém, é necessário relembrar, revisar e reter as informações, para depois passá-las adiante. Isso certamente auxiliará para que você tenha uma supermemória.

  • Utilize técnicas de memorização

supermemoria (4)

Por último, e talvez mais importante, utilize técnicas de memorização. Uma delas é o uso do esquema Mnemônico. Talvez você não conheça por nome, mas certamente já fez uso dela. Essa técnica consiste em juntar os prefixos das palavras (formando uma outra palavra ou frase) a fim de memorizar uma expressão ou frase importante. Um exemplo disso é o famoso “SOHCAHTOA” que você provavelmente aprendeu na escola para decorar as relações trigonométricas entre seno, cosseno e tangente, no qual “SOH” significa: sen= cateto oposto/hipotenusa, e assim por diante.

Outra técnica que pode ser bastante útil para se ter uma supermemória é a de criar uma história fictícia que associe os objetos ou palavras a serem memorizados. Depois de criada, é só repassar a história e ficará bem mais fácil lembrar dos elementos.

Se você precisa decorar uma lista curta, mas com palavras difíceis de memorizar, como por exemplo uma lista de objetos que não tenham nexo nenhum entre si, uma boa forma de fazer isso é conectando os itens através de uma frase. Veja por exemplo a frase “sanduíche de goiabada com refrigerante embrulhado em um cabo de rede com uma chave de fenda”, ela seria uma chave para memorizar as palavras: goiabada, refrigerante, cabo de rede e chave de fenda. Quanto mais criativa a frase, mais memorável ela será.

E você, conhece alguma técnica ou tem alguma dica para ter uma supermemória? Conta pra gente! 👇