blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Super-Heróis: 4 explicações científicas para os mais famosos superpoderes

superpoderes (3)

superpoderes (3)

Quem nunca desejou ser invisível por um instante pelo menos uma vez na vida? Ou ainda, quem é que nunca teve o sonho de poder voar por conta própria? E sobre teletransporte então, nem se fala!

Resumindo: todo mundo já quis ter um superpoder, principalmente aqueles que são fãs dos famosos Super-Heróis. Afinal, realmente deve ser o máximo atravessar paredes (ou andar por elas), tecer teias, ter visão de raio X e uma capacidade de regeneração e cura do corpo quase que instantânea. Mas será que algum desses poderes possui uma lógica ou explicação científica plausível para sua existência (mesmo que na ficção)?

Pois foi justamente pensando nisso que resolvemos investigar até que ponto os poderes dos super-heróis fazem sentido cientificamente falando. Será que podemos sonhar em possuir algum superpoder num futuro científico e tecnológico avançado, ou teremos de nos contentar eternamente com as telas do cinema?

Continue lendo e descubra 4 explicações científicas para alguns superpoderes famosos. Confira! 👇

  • Regeneração (Wolverine)

superpoderes 2

O Wolverine é um super-herói da Marvel que possui uma capacidade regenerativa muitíssimo poderosa (conhecida como fator de cura), além de sentidos e atributos físicos sobre-humanos. Em relação ao fator de cura desse herói, o problema está na velocidade com que a regeneração de qualquer parte do seu corpo acontece: ela é muito rápida. Na vida real, já existem estudos na área visando acelerar o processo de cicatrização. Inclusive, alguns testes de laboratório já foram realizados em animais, utilizando substâncias relacionadas à construção dos tecidos, e alguns resultados obtidos foram promissores.

No entanto, a velocidade com que o Wolverine se recupera – quase que instantaneamente – é humanamente impossível. Isso porque nós, seres humanos, emitimos sinais químicos quando nos machucamos, a fim de acionar as células responsáveis por nossa recuperação. E esse processo não é de uma hora para outra, já que esses sinais levam um tempo para se propagar pelo organismo inteiro.

Em relação à poder regenerar qualquer tipo de machucado, como por exemplo um órgão seriamente lesionado, isso sim tem potencial para tornar-se realidade para nós, meros mortais. Não somos super-heróis, mas os estudos sobre as células-tronco estão cada vez mais avançando e acredita-se que elas são a saída para podermos recuperar e “reconstruir” qualquer parte do corpo.

  • Invisibilidade (Mulher invisível)

superpoderes (7)

Você aprendeu – ou pelo menos deve ter aprendido – o conceito de índice de refração na escola. Mas vamos refrescar um pouco a sua memória: refração é um fenômeno físico que acontece quando a luz sofre uma rápida variação em sua velocidade de propagação, ao viajar de um meio para outro. Isso é visualmente perceptível ao mergulharmos um objeto na água, como na foto abaixo por exemplo:

superpoderes (4)

Nesse caso, a luz fica mais devagar ao passar pelo líquido e a consequência disso é que o objeto em questão, aparentemente, fica como se estivesse quebrado.

A partir disso, vamos supor que algum cientista brilhante criasse um objeto – como uma roupa, por exemplo –  com índice de refração negativo: o que aconteceria é que a luz não atravessaria ela, tornando-a invisível.

Será que é muita loucura nossa acreditar que isso seria possível? Pois saiba que alguns cientistas já conseguiram elaborar metamateriais capazes disso, mas ainda apenas em algumas regiões específicas do espectro da luz, nos quais os olhos humanos não captam. Mas estamos no caminho, a mulher invisível que se cuide!

  • Voar (Superman e tantos outros)

superpoderes (6)

Dentre os poderes dos super-heróis, esse é um daqueles que fica bem complicado – para não dizer impossível – de explicar. Acontece que voar assim do nada, sem asas, sem algum apetrecho (como possui o Homem de Ferro, por exemplo), alçar voo torna-se impraticável.

A ideia mais plausível para um ser humano voar de maneira mais parecida possível com o Superman, por exemplo, seria através de jatos propulsores, como faz o Homem de Ferro, por meio de muita tecnologia. Outra opção seria por intermédio de asas. Porém, essa também não é uma alternativa muito viável, já que teria de haver uma mudança estrutural no corpo humano. Sem alteração alguma no corpo humano, seriam necessárias asas com envergadura de 20 metros, já que nossa estrutura corporal é demasiadamente maciça.

Nesse caso, por hora acreditamos que você terá de se contentar com os aviões 😆

  • Teletransporte (Noturno)

superpoderes (1)

Noturno é um dos super-heróis da Marvel com uns dos poderes mais incríveis que existem. Afinal, quer superpoder melhor do que se teletransportar? Imagina só poder ir para qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Demais, né?!

Mas, ainda mais incrível que a capacidade de se teletransportar do Noturno, é saber que o teletransporte existe de fato. Para melhorar, temos potencial para realizá-lo e, provavelmente, o faremos (num futuro bem, bem distante). Chocado(a)? Vamos explicar.

O que acontece é que os elétrons, que constituem os átomos, aparentemente se teletransportam de uma camada de energia para outra, na eletrosfera. Inclusive, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Maryland e Michigan, nos Estados Unidos, resultou no teletransporte de um átomo inteiro a uma distância de 1 metro. Ora, se nós somos constituídos de uma coleção imensa de átomos, e eles possuem a capacidade de se teletransportar, porque nós também não haveríamos de tê-la? Claro que isso ainda requer muita pesquisa, muito estudo e que ainda estamos longe de conseguirmos essa façanha. Mas, pela lógica, temos potencial.

E você, se pudesse escolher, gostaria de ter o poder de qual Super-herói? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Pode interessar também: 4 documentários sobre tecnologia para assistir na Netflix