blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Radicais Livres: O que são e como podem causar o nosso envelhecimento

o que são os radicais livres

Muito se ouve falar sobre os malefícios dos radicais livres, mas você sabe de fato o que eles são?

A maioria das pessoas sabe que eles provocam o envelhecimento, mas de que forma isso ocorre? E, afinal, se tudo isso é verdade, de que maneira pode-se combatê-los?

Se você se identificou com alguma dessas perguntas ou não soube respondê-las, então esse artigo é para você!

Com uma geração de pessoas cada vez mais preocupadas com a saúde e com o bem estar físico e emocional, resolvemos esclarecer alguns pontos fundamentais sobre esse assunto que é tão importante quando se está em busca de uma vida mais saudável. Confira!

O que são radicais livres?

radicais-livres-2

Para saber como podem causar o envelhecimento, primeiro é preciso entender o que eles são.

Radicais livres nada mais são do que moléculas que possuem um elétron desemparelhado. Isto é, um elétron livre ou não compartilhado na última camada eletrônica.

Em decorrência disso, a molécula torna-se extremamente instável e reativa. Pois, como possui número ímpar de elétrons na camada de valência, está sempre em busca de sua estabilidade. Seja capturando ou cedendo elétrons a outro átomo.

É importante ressaltar, porém, que os radicais livres não devem ser confundidos com espécies químicas eletricamente carregadas (íons).

Pelo contrário, eles são espécies quimicamente neutras, provenientes de cisões homolíticas (ruptura de ligações químicas covalentes equitativas).

Quando ocorre essa cisão, cada átomo da ligação covalente fica com um dos elétrons que antes estava sendo compartilhado entre eles.

Como ocorre a formação de radicais livres no nosso corpo?

radicais-livres-3

No nosso organismo, constantemente há a formação de radicais livres, seja através de reações e fatores internos ou então de fatores externos.

Um exemplo de reação interna na qual há a formação de radicais livres, são aquelas envolvidas na cadeia respiratória.

Na nossa respiração – processo contrário da fotossíntese – há a reação entre a glicose (proveniente da alimentação) com o oxigênio, gerando e liberando energia para as células do corpo:

C6H12O6(s) + 6 O2(g) → 6 CO2(g) + 6 H2O(?) + energia

O problema é que essa reação provoca a formação de intermediários, além do dióxido de carbono, água e energia. E, dentre esses produtos intermediários, estão os radicais livres.

Dessa forma, praticar exercícios físicos de grande intensidade, por exemplo, leva a liberação de radicais livres, pois aumenta o consumo de oxigênio no corpo.

Isso explica o fato de que a grande maioria dos atletas, além de se alimentarem com muitos legumes e frutas, consomem antioxidantes em cápsulas, responsáveis por neutralizar os radicais livres.

Outra forma de formação dos radicais livres no nosso organismo, se dá através de fatores externos: álcool, estresse, poluentes ambientais, radiação, cigarro, pesticidas e luz ultravioleta são apenas alguns exemplos deles.

A alimentação rica em açúcares, em gorduras saturadas e extremamente pobre em nutrientes, também é grande responsável pela formação desses radicais.

Como provocam o envelhecimento?

radicais-livres-4

Como dito anteriormente, os radicais livres são muito instáveis e reativos, possuindo a tendência de se ligarem a outra molécula, a fim de se estabilizarem.

No entanto, quando isso não acontece, o radical livre acaba atacando outras moléculas e células sadias. Estas, por sua vez, ao perderem o elétron que mantinham-nas estáveis, transformam-se em novos radicais livres. Dessa forma, ocorre uma reação em cadeia muito prejudicial às células.

Esses radicais podem reagir com proteínas do nosso corpo, com lipídios, bem como com o DNA – que possui nossas preciosas informações genéticas.

A agressão causada às nossas células, portanto, acaba gerando um envelhecimento acelerado.

Mas, os malefícios vão além do envelhecimento precoce: eles também podem contribuir para o aparecimento de doenças mais sérias, como o câncer, por exemplo.

Como combater os radicais livres?

radicais-livres-5

Mais importante que entender o que são os radicais livres e a sua relação com o envelhecimento, é saber os seus malefícios e como combatê-los.

Para isso, é importante incluir nas refeições alimentos que são fontes de antioxidantes, que reagem com os radicais livres, estabilizando-os.

Estão inclusos nessa dieta alimentos contendo vitaminas A, C e E, além do betacaroteno, ômega 3 e selênio. É possível adquirir a maioria dessas substâncias ingerindo frutas e vegetais, por exemplo.

Aliado a uma alimentação rica em nutrientes e antioxidantes, praticar exercícios físicos de forma moderada e regular também auxilia no combate.

E então, conta pra gente: você sabia o quanto os radicais livres podem ser nocivos à nossa saúde? Ou mesmo como podemos combatê-los?

 

Pode interessar também:  Conheça 7 atitudes que vão te deixar mais inteligente