blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Como um Ritmo Circadiano desregulado afeta a sua vida

ritmo circadiano

O mundo segue ciclos. Nosso planeta gira em torno do Sol ao longo de 365 dias e, a partir da nossa distância e inclinação em relação a ele, surgem as quatro estações. Passado um ano, acontece tudo de novo. Semelhantes são os dias: há um ciclo regular em que a Lua cede espaço ao Sol e os dias viram noites.

De certa maneira, nós, humanos, também somos iguais à noite, às estações do ano e aos ritmos lunares. Como eles, dependemos dos ciclos naturais de luz, temperatura, ventos e marés. Esse período de aproximadamente 24 horas no qual se baseia o ritmo biológico de todos os seres vivos, inclusive nós, chama-se ritmo circadiano.

Ele é o responsável por regular os ritmos psicológicos, fisiológicos e energéticos do corpo humano. Suas funções vitais têm influência na digestão, no sono, na renovação de células e no controle da temperatura do organismo. Por isso, é muito importante que você preste atenção à forma que o ritmo circadiano afeta a sua vida.

Como funciona o ritmo circadiano

ritmo circadiano

O corpo humano é feito para dormir durante a noite e permanecer acordado durante o dia. Por isso, fomos biologicamente “programados” para que a nossa fisiologia se regule conforme esse ritmo natural: de dia produzimos, pensamos e praticamos atividades físicas e à noite descansamos, deitamos e dormimos.

A importância da regulação de nosso ritmo circadiano está na forma que o corpo se baseia nas variações de luz e temperatura para criar um “relógio biológico”. O objetivo do corpo humano é criar as condições para que essas atividades ocorram normalmente.

Dessa maneira, de dia e à noite ocorrem processos psicológicos e fisiológicos que privilegiam as atividades que nossa biologia “programou” para esses horários.

Um ritmo biológico desregulado faz mal à saúde

ritmo circadiano

O ritmo circadiano regula diretamente o seu horário de sono, apetite, metabolismo, pressão sanguínea, níveis hormonais, estado de alerta e temperatura corporal. Uma desregulação significa alterações que podem causar diversos males à saúde.

Entre essas complicações estão ansiedade, depressão, aumento do risco de obesidade e hipertensão, menor desempenho no trabalho, maior propensão a acidentes, sonolência diurna e cansaço mental.

O corpo humano é feito para dormir durante a noite e ser produtivo ao longo do dia. Fazer o contrário pode desregular seu relógio biológico. Outros fatores que também prejudicam nosso ritmo circadiano são a exposição à luz azul (telas de computadores, televisões ou smartphones), drogas e cafeína.

Como se prevenir de distúrbios do ritmo circadiano

ritmo circadiano

Trabalhos insalubres, transtornos mentais, mudanças no estilo de vida e viagens de avião longas podem causar distúrbios do ritmo circadiano. Alguns desses distúrbios são temporários, mas outros necessitam de tratamento médico.

Entender a fisiologia de nosso corpo ajuda a identificar sintomas de um ritmo circadiano desregulado, mas também se pode prevenir dessas desregulações.

Para isso, recomenda-se exposição regular à luz solar, a manutenção de um horário de sono regular, o consumo de bebidas frias como chá ou água, evitar drogas como álcool, cafeína ou nicotina e reduzir o uso de luzes de telas eletrônicas.

Você conhecia a importância do ritmo circadiano para a saúde? Conte para nós!

Pode interessar também: Posição para dormir: descubra qual é a melhor para você