blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Inteligência artificial: entenda o que é e como funciona essa tecnologia revolucionária

inteligência artificial

Você já viu em filmes e sabe que desenvolver máquinas que pensam por contra própria é um dos grandes desafios e desejo de muitos cientistas atualmente. Assim como nas telonas, a questão já é vista com temor por muitos pesquisadores e cidadãos.

A inteligência artificial esta cada vez mais perto de se tornar uma realidade e isso pode alterar drasticamente muitas das nossas atividades diárias. Essas máquinas espelhadas em seres humanos poderiam tomar decisões por conta própria, também “julgando” o que consideraria melhor para seres humanos.

Devido a batalha de grandes empresas, como a Microsoft e Google, por vencer a corrida pelo avanço da Inteligência Artificial (IA), muitos avanços foram feitos na área e muitas melhorias foram implementadas.

O que é a Inteligência Artificial

O termo se refere, é claro, a inteligência presente em máquinas. Ou seja, um sistema que reproduz a cognição humana e funciona de forma autônoma. Dotadas dessa capacidade, as máquinas poderiam avaliar situações por conta própria, resolvendo problemas tão bem ou melhor que um ser humano.

O nível dessas inteligências artificiais é o que demarca os progressos feitos na área. Iniciada por volta de 1950, a pesquisa era voltada para encontrar novas formas de se usar o computador, ainda em projeto. Com o passar do tempo, várias linhas de estudo surgiram, inclusive a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas.

Como afetaria nossa vida

Hoje em dia, são várias as aplicações: jogos, programas diversos de computador, aplicativos, segurança, robótica, dispositivos de reconhecimento e até robôs que já atuaram como advogados e psicólogos.

O perigo da AI está, por exemplo, em suas decisões.

Suponhamos que os carros comecem a vir com Inteligências Artificiais e um acidente iminente esteja para acontecer. Nesse caso, a máquina teria que escolher quem seria ferido com maior gravidade, podendo até mesmo levar a morte de vítimas. Nesses casos, quem seriam os responsáveis pelos ocorridos do acidente? Como as montadoras e seguradoras iriam reagir?

Os dilemas morais e éticos são as maiores barreiras encontradas nesse tipo de tecnologia. A Inteligência Artificial retira o ser humano da jogada, o substituindo quase que completamente.

Melhorias previstas

Ainda precisam ser feitas muitas melhorias para aprimorar as Inteligências Artificiais. Por exemplo, as máquinas ainda possuem uma grande dificuldade em compreender figuras de linguagem, expressões e diferentes formas de formar uma frase. Além disso, elas ainda não conseguem reconhecer expressões como nós. Não identificando tristeza, sarcasmos, ironia ou felicidade como somos capazes.

Outro questionamento que sempre cerca esse ramo, é o entendimento de ética. Elas são capazes de pensar a partir de morais humanas? Se um robô comete um crime acidentalmente, quem deve ser punido? A empresa responsável pelo mesmo ou o desenvolvedor do algoritmo? O robô deve ser destruído como punimento para suas ações equivocadas? Ainda há muitos degraus que esta tecnologia precisa percorrer.

Se nos basearmos em histórias de ficção científica, não é difícil imaginar o caos que pode ser causado por máquinas com força física e raciocínio melhor que muitos seres humanos, agindo de forma independente. Por outro lado, robôs inteligentes podem ter grandes utilidades nos ramos da medicina, diminuindo erros médicos, e também na exploração de planetas e outras áreas que não podemos acessar com facilidade e sem correr grandes riscos. Também poderiam fazer cálculos e estatísticas com maior precisão.

Aos poucos, a inteligência artificial vem sendo uma tecnologia adaptada e utilizada em diversos setores da humanidade, possibilitando melhores experiências para diversos usuários. Essa tecnologia só tende a ganhar aperfeiçoamento com o tempo e, em breve, será ainda mais presente em nossas vidas.

O que você pensa sobre Inteligência Artificial? Qual a sua opinião? Queremos saber o que você acha!

 

Pode interessar também: Criatividade: 7 dicas científicas para ser uma pessoa mais criativa