Blog

Veja 5 avanços e descobertas científicas em 2017

Este ano foi um grande ano para os avanços e descobertas científicas! Dentre tantos acontecimentos que nos abalaram, claro que surgem também muitas novidades empolgantes e inovadoras. O ser humano evolui constantemente e sempre há novidades aguardando para serem descobertas e exploradas, em todas as áreas possíveis. A possibilidade de conhecimento é inesgotável e estamos sempre buscando mais informações e um maior entendimento acerca do planeta e vida que nos cerca. Há muitas melhorias nas áreas da saúde e tecnologia. Confira a lista das descobertas científicas em 2017:

1. Spray para fortes queimaduras na pele

Entre as descobertas científicas em 2017, encontra-se este produto que pode melhorar muito a vida de vítimas de queimaduras. A empresa de biotecnologia RenovaCare obteve uma patente para a SkinGun: um spray que pulveriza células-tronco nas feridas da vítima, construindo uma nova e saudável camada de pele no local afetado pelas queimaduras dentro de quatro dias. Isso com certeza é incrível e trará muitos benefícios no futuro!

2. Uma nova alternativa a antibióticos

Conhecida por ser uma das maiores espécies de anfíbio do mundo, o dragão-de-komodo também faz sua contribuição para as descobertas científicas deste ano. Segundo cientistas, um composto encontrado no sangue deste anfíbio teria sido capaz de curar feridas infecciosas em ratos em uma velocidade muito maior do que nossos tratamentos atuais. Esta descoberta é uma grande oportunidade para se desenvolver um novo tipo de medicamento, capaz de combater infecções resistentes aos atuais antibióticos. Isto poderia salvar mais de 700 mil pessoas por ano!

3. Transformar hidrogênio em metal

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram criar uma amostra de metal de hidrogênio. Esta possibilidade era apenas uma teoria em 1935 e só foi possível devido aos atuais avanços no mundo quântico. Uma pequena amostra teria sido feita e ainda há muito o que ser estudado sobre o assunto, mas se o metal de hidrogênio tiver pelo menos metade das aplicações previstas em teoria, ele poderia revolucionar a tecnologia como a conhecemos hoje. Por ser um supercondutor, haveria a possibilidade de desenvolvermos trens de alta velocidade que funcionam através de levitação magnética, máquinas muito mais rápidas e avanços no uso de energias, como as de foguetes.

4. Água puxada para fora do ar

A escassez de água afeta pessoas ao redor do mundo inteiro e isto tende a piorar com o passar dos anos. Mas aqui está uma das descobertas científicas que podem melhorar os cenários daqui alguns anos! Esta nova tecnologia, desenvolvida por cientistas do MIT e da Universidade da Califórnia em Berkeley, poderia fornecer uma nova maneira de se obter água limpa e fresca em qualquer lugar da Terra, extraindo água diretamente da umidade do ar, mesmo em locais secos. Esperamos ver este produto funcionando o quanto antes!

5. Útero artificial

Neste ano, cientistas criaram um útero artificial, que poderia salvar a vida de bebês prematuros no futuro. Este simulador dá continuidade ao que ocorre naturalmente dentro do útero. Para isso, os cientistas desenvolveram uma versão sintética do líquido amniótico. Até o momento só foi testada em cordeiros e tem como objetivo evoluir os estudos desta área. Poderia estar disponível e sendo usado em humanos dentro dos próximos 5 anos.

 

Incrível, não? O ser humano continua a nos surpreender todos os dias com suas capacidades. O mundo ao nosso redor é repleto de mistérios ainda não descobertos e temos muitas coisas que precisam de melhorias. Quais serão as descobertas científicas que nos aguardam em 2018? Estaremos ligados nas informações e passaremos para vocês assim que possível!

Você já tinha visto notícias sobre algumas dessas descobertas científicas em 2017? O que achou? Dê a sua opinião!

 

Pode interessar também: 5 dicas científicas para parar de procrastinar

Envie seu comentário