blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Conheça os benefícios da Spirulina para a sua saúde

spirulina

Você já ouviu falar na spirulina? Ela é um suplemento alimentar orgânico amplamente encontrado na natureza. Conhecida há milênios por conta de seus benefícios nutricionais, a spirulina é uma cianobactéria (e não uma alga, como popularmente se diz) e pode ser consumida em pó, pílulas ou cápsulas. 

Por conta de sua riqueza em minerais, vitaminas, antioxidantes e proteínas, esse suplemento é considerado um superalimento. Não raro atletas, idosos e até pacientes hipertensos e diabéticos recorrem a essa potente cianobactéria para a suplementação de suas dietas.

Afinal, o que a spirulina tem para ser um alimento tão especial?

O que é uma cianobactéria?

spirulina cianobacteria

Existe essa confusão: a spirulina é uma bactéria ou uma alga? Na verdade, é uma cianobactéria! Isso significa que ela mistura características de células vegetais (fotossíntese, clorofila e celulose) e de bactérias (material nuclear disperso no citoplasma).

Essa peculiaridade não traz riscos à saúde e significa que o cultivo de spirulina ocorre em água doce (diferentemente das algas, que crescem em água salgada), de forma natural e sem o uso de agrotóxicos.

Rica em minerais

spirulina

Um dos maiores benefícios da spirulina é a sua riqueza em minerais. Entre eles, estão o Zinco, o Magnésio, o Cálcio, o Potássio e o Ferro, entre outros.

Isto significa que uma suplementação alimentar à base de spirulina fortalece os sistemas imunológico, cardíaco e nervoso, melhora a resistência óssea e previne doenças como anemia, osteoporose e hipertensão.

A spirulina tem 5100% mais ferro que o espinafre, 15x mais magnésio que grãos como milho, trigo e soja e 24x mais zinco que diversos grãos. Por isso, uma cápsula de 2g da cianobactéria é o suficiente para suplementar a dieta.

Mais proteínas que a carne bovina e maior saciedade

spirulina

A concentração proteica da spirulina (200x maior que a da carne bovina e 20x a da soja) torna-a uma grande aliada de atletas. Ela também possui muitos aminoácidos essenciais semelhantes aos encontrados no leite e na soja.Um desses aminoácidos, a fenilalanina, estimula a saciedade, sendo um aliado para o emagrecimento e um antídoto à obesidade, além de rico em fibras alimentares que favorecem a boa digestão.

Antioxidantes, vitaminas e gorduras boas

spirulina

Segundo estudos, apenas 3g de spirulina contém mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de vegetais e frutas. Esses carotenoides, flavonoides e isoflavonas combatem os radicais livres, auxiliam os processos inflamatórios do corpo e previnem o câncer.

Ela também é rica em ômega-3, uma gordura que atua contra o colesterol e melhora a circulação sanguínea. Essa gordura também previne ataques cardíacos e derrames e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual.

Além disso, a cianobactéria possui mais betacaroteno que a cenoura, um componente importante da vitamina A que faz bem à pele, aos olhos, aos fios de cabelo, às unhas, à boca e às mucosas do corpo.

Depois de conhecer todos os benefícios alimentares e à saúde que a spirulina oferece, que tal implementá-la na sua dieta? Além das proteínas e aminoácidos, gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes, essa cianobactéria previne diversas doenças e faz a manutenção dos sistemas fisiológicos do corpo.

A spirulina é uma aliada importante para uma alimentação completa, natural e saudável!

O que você já sabia sobre os benefícios da spirulina à saúde? Conta para nós!

Pode interessar também: Saiba como o açucar age no nosso organismo