blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Chocolate: 5 efeitos químicos no nosso corpo e mente que você precisa saber

É muito raro encontrar alguém que não seja fã dessa maravilha que é o chocolate. Existem milhões de “viciados” nele espalhados pelo mundo e até já foi criada uma classe para essas pessoas: os chocólatras. Mas também não é para menos: a sensação de bem estar  costuma ser instantânea ao consumí-lo. Isso está relacionado aos efeitos químicos que o chocolate causa em nosso corpo e mente.

Quem nunca esteve em um dia ruim e se sentiu melhor após comer um pedacinho dele? Se você é do time dos chocólatras (ou mesmo se não é), continue lendo e entenda porque isso acontece, quais são esses efeitos químicos que o chocolate tem sobre nosso corpo e nossa mente. Nós temos pelo menos 5 para te contar. Se liga:

  • Alívio da TPM

Se você é mulher, então provavelmente já sabe ou se deu conta disso. Se é homem, então vai gostar de saber dessa: sim, o chocolate pode ser um grande aliado no alívio da TPM. Já percebeu que nesse período as mulheres ficam mais “sedentas” por doces, inclusive por chocolate? É que, durante a tensão pré-menstrual, o corpo dela fica carente de alguns minerais e algumas vitaminas, e o chocolate ajuda a suprir essa falta. Como se não bastasse, o queridinho também proporciona uma sensação de bem estar, já que mexe com os neurotransmissores serotonina e endorfina, conhecidos “hormônios da felicidade”.

  • Dá aquele UP pós almoço

Quem nunca sofreu com aquela lombeira após o almoço? Pois é, para aqueles que não podem tirar um cochilo após esse horário sagrado, temos uma boa notícia! Um estudo realizado pela Northern Arizona University apontou que o consumo de chocolate seria responsável por deixar as pessoas em um estado maior de alerta. Chegou-se a essa conclusão após serem avaliados exames de encefalograma, com imagens do cérebro dos 122 voluntários que participaram do estudo. Com isso, o professor de psicologia da universidade acabou por aconselhar os estudantes a comerem chocolate amargo após essa refeição. A dica foi para os estudantes que normalmente ficam sonolentos, afetando a concentração e a  atenção (extremamente necessárias a eles). No entanto, a dica é válida para todos.

  • Melhora o sistema cognitivo

Há alguns estudos envolvendo o assunto e, um deles, realizado na Itália na Universidade de L’Aquila, apontou que existe uma relação entre o cacau presente no chocolate e a melhora do sistema cognitivo. Esse efeito estaria associado a uma substância presente na semente do cacau, o flavonol. O flavonol é um antioxidante e já vimos aqui como os antioxidantes são importantes para a nossa saúde, certo? Pois bem, o fato é que esse estudo concluiu, após comparar grupos que consumiram chocolate com os que não consumiram, que os do primeiro obtiveram uma melhora significativa na memória e também no processamento de informações visuais.

Outro estudo relaciona, ainda, o consumo de chocolate como sendo um possível aliado na prevenção de doenças como o Alzheimer. Segundo a Academia Americana de Neurologia, consumi-lo melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, principalmente das pessoas idosas.

  • Imita algumas drogas

Dentres as drogas que o chocolate pode imitar, podemos citar o ópio, o amor e o café. Mas como assim? É o seguinte, o chocolate pode ter um efeito químico no cérebro parecido ao ópio: produzindo prazer e diminuindo a dor. Isso ocorre devido a produção do neurotransmissor encefalina no nosso organismo ao comê-lo. No entanto, as provas disso ainda são questionáveis.

Além disso, é provável que o chocolate também imite o efeito do amor no nosso corpo. Isso estaria relacionado com a presença da feniletilamina, substância química associada ao amor (liberada no início de um relacionamento, assim como outros hormônios, segundo a química do amor, lembra?). Dessa forma, o chocolate pode funcionar como uma espécie de antidepressivo. Mais uma vez, ainda existem dúvidas em relação a isso, cientificamente falando. Mas vamos combinar, a sensação ao comer chocolate é de muito amor mesmo, né?

Para finalizar, o chocolate ainda pode imitar outro queridinho mundial, do qual também já falamos aqui no blog antes: o café. Como já dito anteriormente, o chocolate pode ter efeito estimulante em nosso organismo. Isso pode ser explicado devido ao fato do cacau possuir cafeína. Vale ressaltar que, quanto mais amargo ele for, mais cafeína ele possuirá.

  • O coração agradece

Como se não bastasse, um outro estudo realizado pela Universidade de Cambridge, concluiu que o chocolate faz bem ao coração. E isso não tem nada a ver com os efeitos comentados no tópico anterior. Mais de mil pessoas fizeram parte de 7 estudos que, ao serem avaliados, trouxeram o veredito: consumir chocolate, desde que com moderação, está relacionado com a redução de 29% dos riscos de AVC e com a queda de 37% das chances de doenças cardíacas. Provavelmente, você está agradecendo a essa notícia agora – e o seu coração também!

 

Como você pode ver, o chocolate tem inúmeros efeitos químicos no nosso corpo e mente. E o melhor: muitos deles são positivos! É claro que, como tudo na vida, deve haver moderação no consumo, além de dar preferência sempre às opções amargas (que possuem mais cacau). Hoje, focamos mais nos efeitos químicos benéficos do chocolate, mas é fato que, se consumido em excesso ou de forma errada, ele pode trazer efeitos colaterais indesejáveis. Mas, deixemos para falar disso num próximo conteúdo. Por enquanto, vamos comemorar as descobertas de hoje, certo?!

E você, conhecia esses efeitos químicos provocados pelo chocolate? Deu até vontade de comer um, né? Conta pra gente!

Pode interessar também: Café: Conheça 5 fatos científicos sobre ele