blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

7 técnicas científicas para melhorar a concentração

melhorar-a-concetração-1

Estamos cercados pelas mais diversas formas de distração. Além das nossas preocupações profissionais, ainda precisamos cuidar dos nossos problemas familiares, cuidar da casa e de nós mesmos. Quando temos muitas responsabilidades nos sobrecarregando, fica fácil ceder à distrações simples como o computador, a televisão e, é claro, o celular. Não conseguindo nos concentrar, começamos a procurar soluções e truques que podem nos ajudar nesse desafio. Caso esse seja o seu caso, saiba que a ciência pode ajudar você a melhorar a concentração! Veja abaixo algumas técnicas científicas e aplique no seu dia a dia:

1 – Uma coisa por vez

melhorar-a-concetração-2

Uma das nossas primeiras dicas para melhorar a concentração é fazer uma coisa de cada vez. Sempre que queremos ser eficientes e executar várias tarefas simultaneamente, nós acabamos levando o dobro de tempo para fazer tudo e acabamos não fazendo nada direito. Então, a primeira dica, é pegar uma tarefa por vez e focar nela até que ela seja concluída. Em 2009, um estudo feito na Universidade Stanford mostrou que pessoas que faziam mais de uma tarefa tinham um desempenho pior do que quem realizava uma por vez.

2 – Ouça música

melhorar-a-concetração-3

Agora que você já escolheu uma tarefa na qual trabalhar, você pode melhorar a concentração escutando uma música! Mas ela não pode ser uma das suas favoritas, que você sabe cantar. Tem que ser uma música de fundo. Isso vai bloquear ruídos incômodos do ambiente e trazer relaxamento. Precisam ser músicas neutras, que você não precise ficar avaliando se gosta ou não, pois, segundo esta pesquisa, isso vai distrair o seu cérebro.

3 – Mantenha-se hidratado e alimentado

melhorar-a-concetração-4

Não apenas para melhorar a concentração, mas para sua saúde em geral, é necessário manter seu corpo hidratado. O mesmo serve para a alimentação. Não precisa ser nada substancioso, uma fruta ou lanche é suficiente para dar ao seu corpo a energia que ele necessita para trabalhar. Um experimento inglês mostrou que pessoas com sede demoram mais tempo para concluir suas tarefas.

4 – Se exercite

melhorar-a-concetração-5

Nem sempre a gente gosta dessa dica, não é mesmo? Acontece que, segundo este estudo, a prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro ligados à atenção e à memória. Após meia hora de exercícios moderados (como uma caminhada na esteira) a rapidez do processamento de informações aumenta.

5 – Durma bem

melhorar-a-concetração-6

Como você pode ver, melhorar a concentração não é um milagre que acontece de uma hora para outra, muitas vezes ela depende de hábitos. Ter uma boa noite de sono garante o bem-estar do nosso corpo e mente. Como consequência, sua concentração será melhor durante o dia. Segundo o médico americano, Daniel Amen, quem dorme pelo menos sete horas por noite, tem atividade cerebral significativamente superior àquelas que dormem menos.

6 – Exponha-se a luz natural

melhorar-a-concetração-7

Lembra o exercício que sugerimos antes? Se ele puder ser feito ao ar livre, melhor ainda! Isso porque a luz natural ajuda a regular o ciclo circadiano do corpo, sendo um estímulo para acordarmos e para dormirmos melhor. É uma boa oportunidade para brincar com seus filhos também. Isso até conta como exercício aeróbico, não é mesmo?

7 – Faça intervalos

melhorar-a-concetração-8

Relaxar pode parecer impossível quando você tem muitas coisas para fazer, porém isso vai te ajudar a melhorar a concentração. Nosso cérebro não consegue ficar mais de uma hora em cima de uma única tarefa sem perder a eficiência. Um intervalo rápido, de 10 minutos, poderá te pôr de volta nos eixos. Nesse período, você pode assistir um vídeo engraçado, pois o estímulo de emoções positivas ajuda a manter a motivação. O café, em pequenas doses, aumenta a atenção e a capacidade de se manter alerta. E relaxar reduz o estresse, aumentando sua capacidade cognitiva.

 

Como você pode ver, melhorar a concentração não é algo milagroso, que apenas algumas pessoas conseguem atingir. É uma questão de manter uma rotina saudável e organizar um tempo para trabalhar nas suas tarefas. Quando você decidir fazê-las, entre de cabeça. Deixe o ambiente confortável, esteja alimentado, hidratado e não seja uma pessoa sedentária. A partir de pequenos hábitos, será naturalmente mais fácil para você se concentrar!

Gostou das dicas para melhorar a concentração? O que funciona para você? Conta para a gente!

Pode interessar também: 5 hábitos que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm em comum